domingo, 24 de junho de 2007

Pensão Central em Bissau

A Pensão Central é, para mim, um local de culto quando estou em Bissau. Além de ver e rever a D. Berta (Avó Berta), a simpatia personificada e uma das figuras mais emblemáticas do País, dou-me ao luxo de saborear paladares deliciosos que resultam de uma preparação cuidada e esmerada. O mestre é o Aires que também serve à mesa com tal atenção que, se houver regresso no dia seguinte, retem o que bebemos e o que não comemos.
E depois é reconfortante perceber que algumas coisas boas desta vida nunca mudam. A Pensão Central está praticamente igual ao que era há 12 anos quando fui à Guiné-Bissau pela primeiríssima vez.
A tranquilidade reina e o local é absolutamente inspirador pelo que é impensável ir almoçar, jantar ou simplesmente beber uma coca cola sem o caderno e a caneta que me acompanham em permanência durante as missões ou as viagens.
Há coisas boas nesta vida e uma delas é a Pensão Central (Av. Amílcar Cabral, Tf. 201232), bem ao lado da Catedral, perto da Residencial Coimbra, ali no centro de Bissau, tão próximo de Bissau Velho e do Porto.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...