domingo, 18 de março de 2007

Filme triste

Ontem fui ao cinema. Uma das minhas actividades de lazer que maior prazer me dão. Fui ver um filme inspirado num livro do Somerset Maugham: O VÉU PINTADO. É uma história triste apresentada com segurança, por actores com desempenhos brilhantes, num contexto, a China rural, simplesmente deslumbrante. Paisagens de sonho a enquadrar a pobreza humana no início do séc. XX, algures nos anos 20. E fala de sentimentos, de amores não correspondidos, de entregas desiguais, de expectativas traídas, de isolamento e de solidão, de descoberta que o amor e a paixão são definitivamente estados de alma diferentes, e que o segundo é seguramente menos importante do que o primeiro. E fala de muito mais. E quando esperamos que finalmente tudo se componha, confrontamo-nos com um desfecho trágico. Talvez esperado dado o decorrer dos acontecimentos. Mas triste, desolador, desconcertante, angustiante. E ao sair a porta do cinema dei comigo mesma a pensar – será a vida sempre assim? - “Sometimes the great journey is the distance between two people”...

 

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...