quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Vacina da Gripe A

A vacina da Gripe A é importante, pelo menos eu assim o creio porque acredito nos cientistas. Fazendo parte do 1º grupo de risco (tirando os profissionais de saúde e pessoal considerado indispensável), ontem lá fui, depois de ter sido convocada pelo Centro de Saúde da área da minha residência. Fui contente por sentir que estava a contribuir para um menor agravamento da transmissão, protegendo-me contra uma eventual, cada vez mais provável, contaminação. Na última semana houve 14.000 novos casos, dos quais 17 estão nos cuidados intensivos.
As reacções são variáveis mas eu tive quase todas as previstas. A noite foi difícil e o dia não está a ser fácil. Teclar é difícil e as dores nas articulações são de loucura. A sensação é de me estarem a esmagar os ossos. Sem posição para estar em pé (ai os joelhos), nem sentada (ai a bacia), nem deitada (ai o esqueleto todo...). Agora vou descansar um pouco...

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...