terça-feira, 28 de agosto de 2007

Emissão em directo do I Congresso de EA Países Lusófonos e Galiza

O I Congresso dos Países Lusófonos e Galiza (24 a 27 de Setembro de 2007, em Santiago de Compostela) terá emissão on line e em directo

O programa das emissões, detalhando os dias, o horário, o tema e os intervenientes encontra-se detalhado no blog, podendo ser consultado na informação que segue:

O EA.NET – Canal de Educação Ambiental na Internet – é uma ferramenta de Educação Ambiental (EA) que visa provocar reflexão e mobilização, ao garantir o acesso do público a informações em formato audiovisual e qualificar a pauta ambiental das media oficiais e comunitárias, numa perspectiva de democratização da informação. O EA.NET é uma realização da Rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) que conta com a parceria do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (Directoria de EA do Ministério do Meio Ambiente e Coordenação geral de EA do Ministério da Educação).
O Canal fará a Transmissão ao vivo pela internet de 18 horas da programação do evento, assim distribuídas:

24 SETEMBRO (segunda feira)

16h às 18hAbertura e Diálogo “Políticas de Meio Ambiente” - Marina Silva (Ministra de Meio Ambiente do Brasil), Madalena Neves (Ministra de Meio Ambiente de Cabo Verde), Luciano de Castro (Ministro de Coordenação da Acção Ambiental de Moçambique), Soares Sambu (Ministro dos Recursos Naturais e Ambiente da Guiné Bissau)

20h às 21h - Apresentação do Projecto “Educação Ambiental na CPLP no Marco da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” - Marcos Sorrentino (Ministério do Meio Ambiente do Brasil)

25 SETEMBRO (terça feira)

9h30 às 11h30Diálogo “O mundo lusófono na globalização” - Xosé Manuel Beiras (Fundación Galiza Sempre. Galiza), Luís Moita (Universidade Autónoma de Lisboa. Portugal), Hamilton Pereira (Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Brasil)

12h às 14h - Mesa Redonda “Comunicação e Educação sobre Mudanças Climáticas” - Emilio Fernández (Dirección Xeral de Desenvolvemento Sostible. Xunta de Galiza), Francisco Heras (Centro Nacional de Educação Ambiental. España), Francisco Díaz-Fierros (Consello da Cultura de Galiza), Rachel Trajber (Ministério da Educação. Brasil)

16h às 18h - Estado da Educação Ambiental em Brasil, Angola e Timor-Leste - Marcos Sorrentino (Ministério do Meio Ambiente. Brasil), Joaquina Brás Caetano (Ministério do Urbanismo e Ambiente. Angola), Carlos Lopes Ximenes (Direcção Nacional dos Serviços do Meio Ambiente. Timor-Leste)

26 SETEMBRO (quarta feira)

9h30 às 11h30 - Diálogo “Meio ambiente, globalização e alterglobalização” - Carlos Taibo (Universidad Autónoma de Madrid. España), Marcos Reigota (Universidade de Sorocaba. Brasil), João Paraskeva (Universidade do Minho. Portugal)

12h às 14h - Mesa Redonda “Desafios educativos da Conservação da Biodiversidade” - Xosé Benito Reza (Dirección Xeral da Conservación da Natureza. Xunta de Galiza), Carlos Vales (Centro de Extensión Universitaria e Divulgación Ambiental de Galiza), Vladimir Russo (Juventude Ecológica Angolana. Angola), Bertha Becker (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasil)

16h às 18h - Estado da Educação Ambiental em Galiza, Cabo Verde e Moçambique - Pablo Meira (Universidade de Santiago de Compostela. Galiza), Aidil Borges (Instituto Superior de Educação. Cabo Verde), Vilela de Sousa (Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental. Moçambique)

27 SETEMBRO (quinta feira)
9h30 às 11h30 - Diálogo “As identidades da Educação Ambiental” - Isabel Carvalho (Universidade Luterana de Porto Alegre. Brasil), José A. Caride Gómez (Universidade de Santiago de Compostela. Galiza)

12h30 às 14h - Estado da Educação Ambiental em Portugal, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe - Luisa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Portugal), Tomane Camará  (Acção para o Desenvolvimento. Guiné-Bissau), Jorge de Carvalho (MARAPA. São Tomé e Príncipe)

16h às 18h - Diálogo “Sustentabilidade e Cooperação” - Michèle Sato (Rede Mato - Grossense de Educaçao Ambiental. Brasil), Carlos Rodrigues Brandão (Escritor. Brasil)

O canal entrevistará nove personalidades da Educação Ambiental nos países lusófonos e Galícia. O foco das entrevistas será a trajectória de vida do entrevistado, visando documentar a história da educação ambiental de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor Leste e da Galícia.

www.canal-ea.net

 

 

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...