quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Projecto NATCULTURA, São Tomé e Príncipe

Fotografias de NORA RIZZO (projecto NATCULTURA), Diogo Vaz, São Tomé e Príncipe

A Nora Rizzo está de parabéns pelo esforço e persistência que tem revelado para dar continuidade ao projecto educativo de NATCULTURA
, em Diogo Vaz.
As notícias são as seguintes:
- A Escola de Campo tem desenvolvido a sua acção junto de crianças desde há 4 anos, contando com o apoio directo de todos os que se dispõem a colaborar com o apadrinhamento de crianças, subsidiando a sua formação.
- No dia 5 de Novembro, a Escola de Ofícios iniciará actividade, sendo um projecto ambicioso, para o qual não falta a coragem e o entusiasmo da coordenadora do Projecto e de todos os que a têm apoiado. Mas requer apoio.
- Ao longo do tempo foram alfabetizados e formados 30 jovens em diferentes áreas, podendo dizer-se que 10 alunos são independentes economicamente, 6 jovens geram benefícios económicos que permitem suportar a maioria dos gastos da casa onde residem; o acesso a medicamentos foi facilitado; 1 jovem acedeu a um crédito para melhorar a produção de artesanato, tendo já pago todas as prestações do credito.
Em 2006/2007 será iniciada a formação em ofícios com cursos de pedreiro, canalizador e carpinteiro, com aulas teóricas e práticas, permitindo, além de estudarem, contribuir para a reabilitação arquitectónica. Serão também criados animais (galinhas patos e coelhos) , transformados produtos agrícolas e prosseguida a iniciativa de turismo solidário. Será dada continuidade à actividade agrícola, à padaria, á apicultura, ao artesanato, à música, ao salão de beleza, á costura e ao desporto.
Contudo, o sistema de apoio sofreu alteração, não se recorrendo ao apadrinhamento directo de crianças. Os apoios são fundamentais para a continuidade das acções programadas, mas os apoios serão canalizados para o apadrinhamento da escola ou uma parte da escola (padaria, cozinha, salão de beleza, ...)
Para mais informações, contactar
Nora Rizzo

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...