sábado, 15 de julho de 2006

Projecto UNIDA

Uma Tartaruga Marinha viva vale mais do que uma morta.
A UNIDA é uma Organização Não Governamental (ONG) sem fins lucrativos, criada com o objectivo de apoiar a união e o desenvolvimento no meio rural Lusófono, em equilíbrio com a natureza, tendo como base a investigação.
Os objectivos da ONG UNIDA são:
» Angariação de fundos e estabelecimento de parcerias para a materialização de projectos relacionados com investigação, conservação e desenvolvimento rural;
» Promover a investigação científica e a educação ambiental como forma de atingir o equilíbrio natural entre o desenvolvimento e a conservação do ambiente.
São membros da UNIDA pessoas de todas as idades, estratos sociais e raças, existindo a formação e experiência em áreas tão distintas como a biologia, turismo, comunicação, aquacultura, agricultura, enfermagem, ensino e educação, fotografia, hotelaria, restauração, artesanato, carpintaria e desporto.
A primeira acção da ONG é a concretização do Projecto UNIDA: um grupo de pessoas que se uniram para ajudar as Tartarugas Marinhas e as comunidades rurais de São Tomé e Príncipe.
A iniciativa tem como base a investigação científica e procura interagir com os vários sectores da sociedade, incluindo entidades Governamentais e não Governamentais, centros de investigação, de educação, empresas privadas, comunidades costeiras e, claro, as pessoas que dependem directamente das tartarugas marinhas para a sua sobrevivência.
As actividades serão organizadas a partir de três linhas de acção:
Conservação e Investigação, Educação Ambiental e Desenvolvimento Local Sustentável, onde a principal ferramenta será a criatividade.
Algumas das actividades que o Projecto UNIDA irá desenvolver em S. Tomé:
» Projecto de investigação e conservação das Tartarugas Marinhas;
» Projecto de ecoturismo englobando actividades de aventura e lazer;
» Criação de uma oficina de artesanato: Tartaruga, de matéria-prima a tema;
» Projecto de aquacultura experimental de tilápia e centro de vulgarização;
» Programa de sensibilização da população para o problema e para as alternativas;
» Criação de empregos e formação de Santomenses proporcionando-lhes ferramentas para um futuro melhor.
Para divulgar o projecto e chamar a atenção para o perigo de extinção das Tartarugas Marinhas, 2 elementos da UNIDA irão fazer a ligação Lisboa – S. Tomé em Kayak de Mar em autonomia completa, numa expedição completamente inédita com mais de 8.000 km e 6 meses de duração ao longo da costa Africana.
Para mais informações ou
info@projectounida.org

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...