quinta-feira, 15 de junho de 2006

Petiscar

É bom petiscar e é muito melhor preparar os petiscos que nos vão deliciar. É engraçado que quase tudo o que dá prazer nesta vida demora mais tempo a preparar do que a usufruir. E isso é muito magnífico. A preparação tem um sabor muito especial. Em tudo! É bom ir para a cozinha e, sem ter ideia do que vai ser o jantar, começar a criar: identificar os alimentos e combinar os paladares, nem que seja de forma imaginária para mais tarde ser testada.
Sempre disse a mim mesma, e a todos os outros, que beringela era um daqueles legumes que, além de feios, cheiravam mal e sabiam pior. A igualar só mesmo a alcachofra, pensava eu. Bem, este vegetal ainda não me convenceu mas a beringela é magnificamente saborosa e actualmente não há semana em que não a compre. Dá para tudo e, por ter um ligeiro sabor apimentado, faz maravilhas se temperada com alho picado e orégãos, humedecida com azeite e cozinhada no forno. Depois, com queijo derretido por cima... é a loucura! Eu que não gostava de beringela porque tinha uma imensa resistência, acho que ao aspecto estranho, hoje sou uma beringelodependente. Já sei que o termo não é bonito mas a verdade é mesmo essa.
É bom, muito bom mesmo criar e recriar pratos, experimentar novos paladares ou conjugar alguns dos que já nos são familiares. Comer é um prazer muito grande e é uma infelicidade que inconscientemente pense que tenho de me conter, sem o conseguir. O resultado é estar mais “preenchida” e logo agora que estamos a chegar ao Verão... Mas também é muito bom cozinhar. Se calhar devia mesmo era ter um restaurante!!!

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...