sábado, 23 de abril de 2005

Complexo de inferioridade

Tenho um cão, um boxer de pelo amarelo, rapaz simpático e focenhudo, corpolento e mal encarado qb, muitíssimo eficaz na tarefa de desencorajar a aproximação de pessoas indesejadas. Mas, na verdade, é muito mais simpático, e dado a novos contactos, do que a própria dona, que é rapariga pacata que gosta da sua tranquilidade e a quem não agrada ser interpelada de forma desnecessária e com intuitos pouco claros.
Uma das minhas actividades predilectas é passear o “meu beiças”, usufruindo da sua alegre companhia e realizando caminhadas muito tranquilizantes. O único problema é que, nas proximidades vive um pincher, cuja dona teima em passear junto à minha porta, cão pequeno e irritante com problemas de identidade. Chama-se Miura e julga-se de tal forma valente que não tem a menor noção da realidade. Em cada vez que nos cruzamos com eles, aqueles 35 centímetros frenéticos investem cheios de agressividade e violência, com mau feitio e má disposição, em direcção ao “meu beiças”, que se mantem impávido e sereno parado e extasiado a olhá-lo sem compreender aquela atitude. Quando os outros se afastam, olha-me e suspira, emitindo um "bffff" que traduz o que sente. E eu partilho o "bfff" com ele!
Não fossem os cerca de 40 quilos de boxer tão calmos e pacatos, já não havia Miura com identidade de touro por estas bandas. Aquilo é um desassossego num dia só. Em minha opinião, a dona devia levá-lo a um psicólogo ou psiquiatra canino porque aquele complexo de inferioridade pode custar-lhe caro daqui a uns tempos, se ele tem o azar de se cruzar com um rotweiller ou um pitbull em mau dia. E já agora, podia ir também porque o feitio dela está longe de ser fácil... deve ser um problema de convivência, com certeza!

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...