sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

“Conservação em Acção” no Zoo de Lisboa

No âmbito da Parceria estabelecida com o National Geographic Channel no passado mês de Abril, o Jardim Zoológico vai exibir diversos documentários da National Geographic, sobre a problemática da extinção das espécies. Cada documentário estará em exibição durante um mês gratuitamente e com horários previamente definidos, no auditório do Parque.

"Batalha pelos Rinocerontes", "A Crise dos Felinos" e "Chimpanzés em Perigo" são os três filmes em exibição durante os meses de Janeiro, Fevereiro e Março respectivamente. Todos os filmes serão lançados com uma pequena palestra seguida de debate sobre o tema abordado e um encontro com os tratadores dos animais. A participação no dia de lançamento só é possível mediante marcação e terá um custo de 30,00€.

As acções complementares que integram esta iniciativa visam aprofundar os temas abordados nos documentários, ao mesmo tempo que alertam para a problemática da extinção das espécies selvagens e para a protecção da natureza.

Esta iniciativa é especialmente pensada para estudantes e professores das áreas de ciências, biologia, medicina veterinária e zoologia e tem como principal objectivo proporcionar uma aula diferente, com um contacto mais próximo da realidade. Mas todos estão convidados a participar!

Todas as escolas e Universidades que participarem nesta iniciativa estão ainda a contribuir para a angariação de fundos para o Fundo de Conservação in-situ (no habitat natural) do Jardim Zoológico.

Jardim Zoológico

O Jardim Zoológico (JZ) é uma instituição privada de utilidade pública sem fins lucrativos. O JZ é hoje um dos mais conceituados Parques temáticos do mundo e com uma das maiores colecções zoológicas, cerca de 2000 animais distribuídos por 350 espécies. A missão do JZ traduz-se na preservação das espécies em vias de extinção, garantindo a sua reprodução, o seu bem-estar e a melhoria contínua da sua qualidade de vida. Participa em 55 EEP's - Programas Europeus de Reprodução de Espécies Ameaçadas, sendo o coordenador do EEP do Saguim imperador.

O Jardim Zoológico tem, também, um papel bastante activo nos programas de conservação in-situ (no habitat natural) e é o coordenador do Programa de Conservação do Saguim-cinzento na Colômbia, que em 2005 recebeu o Prémio de Melhor Programa de Conservação da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários).

National Geographic Channel

O National Geographic Channel (NGC) assume-se como uma proposta  de televisão dinâmica e inovadora - oferecendo uma excitante mistura de aventura, ciência, história natural e histórias de interesse humano – que propõe uma nova maneira de olhar o mundo.

Com o objectivo de comprometer e entreter os espectadores mundiais, o NGC disponibiliza uma programação de cariz educacional, cujos conteúdos privilegiam programas que incentivam o seu público a comprometer-se com as problemáticas do mundo real como a conservação, apostando em inovadores programas educacionais que trazem a geografia à vida.

 

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...