quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Turismo de Cruzeiro em STP

No passado dia 18 de Janeiro, STP recebeu 300 turistas de cruzeiro (ingleses) com o apoio da Navetur, que organizou os passeios de visita à cidade e a roças de café (Nova Moca). Os turistas foram divididos em 8 grupos e acompanhados por guias (entre os quais o Bastien que todos conhecem pelo empenho e excelente trabalho desenvolvido no Jalé Ecolodge e Mangrove Tour em Malanza) que explicaram, no decurso de 2 horas e meia de visita, o essencial da História do país, o Tchiloli, a importância das Roças e tantas outras coisas, à medida que iam mostrando e visitando os locais mais emblemáticos.

As visitas foram organizadas em dois tours: CITY TOUR e COFFE TOUR.

No primeiro (CITY TOUR), foi visitado o museu, passando-se depois pela zona do Pantufo com degustação de peixe fumado, Sé Catedral, Aeroporto (com os aviões da guerra do Biafra), paragem no Bigodes para uma bebida, Praça da Independência e demonstração de Danço Congo.

No segundo (COFFE TOUR), foi efectuada uma deslocação a Nova Moca visitando-se a plantação, e com possibilidade de degustação de cafés e de cacau, prova de diferentes espécies de banana, seguindo-se o regresso à Trindade com visita à Igreja, pequeno concerto do grupo Tempo, e demonstração de Tchiloli!!

O evento foi notícia do Correio da Semana, havendo também reportagens televisivas.

A Navetur (Bibi e Luís) está de parabéns pela organização e pela capacidade de resposta a um evento desta natureza, que em STP é inovador, assim como todas as pessoas envolvidas (guias, motoristas, grupos musicais, e prestadores de serviços) pelo profissionalismo e empenho evidenciados e que ficaram traduzidos na satisfação dos turistas.

 

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...