domingo, 16 de outubro de 2005

Sobre uma das aulas de amanhã

Já estou mesmo a ver qual vai ser um dos diálogos numa das aulas de amanhã:

- O que é a Ciência?

- É uma representação intelectualmente construída.

- E o que é isso ao certo?

- É o conhecimento.

- E o que significa conhecer?

- Significa que compreender os processos que ocorrem e que se relacionam com um qualquer facto social, saber descrevê-lo, caracterizá-lo, explicá-lo. É como se estivéssemos dentro dele e soubéssemos a sua origem, a história, as mudanças, uma a uma, e conseguíssemos ter uma ideia da sua evolução, identificando os riscos e as possibilidades.

- Isso dá muito trabalho...

- Sim, dá algum mas tudo o que nos faz sentir verdadeiramente felizes dá trabalho, exige de nós luta, dedicação, esforço, persistência. O conhecimento implica tudo isso mas quando se atinge é muito compensador. E há sempre a possibilidade de escolher, entre ter conhecimento ou ficar no desconhecimento, ou seja a situação que traduz a ausência de saber, de conhecimento, de capacidade descritiva e explicativa. Esta escolha é pessoal.

- E não nos faz mais felizes do que se ficarmos ignorantes, pois não?

- Isso depende de cada um de nós. A grande diferença está na capacidade de gerir o conhecimento...

A escrita e os artefactos

Para quem gosta de escrever uma caneta é a extensão de si próprio e um caderno o seu reflexo. São objectos especiais e, por isso, tratados ...