domingo, 28 de fevereiro de 2010

"Uma outra educação", ou "a forma mais dura de nos confrontarmos com os afectos" é um filme que retrata algumas situações não tão distantes da realidade. Um homem casado que se interessa por uma mocinha ávida de ter experiências únicas marcadas pela diferença. A coisa corre mal quando ela percebe que ele é casado, depois de ter acreditado que a história poderia ir mais longe do que o possível. Apaixona-se, abdica da vida programada por um sonho e quando bate com os pés no chão, realiza que o mundo dela, e com o qual deseja, é bem diferente. Vai a tempo, dá a volta à situação, depois de muita angústia e raiva sentidas, e segue em frente.
Ao ver o filme senti qualquer coisa de "déjà vu (vécu...?)". Poderia começar o enredo sobre as atitudes de um cretino com um simples mas inspirado "Era uma vez...". Cretinos há muitos, aos milhares!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pinceladas sobre a situação da criança em África

Pinceladas sobre a situação da criança em África é o meu contributo no blog da Sociedade Portuguesa de Pediatria, o Bebé Filósofo.


A foto é da Guiné-Bissau, lá para os lados de Bigene, bem no norte, pertinho da fronteira com Casamance.

Para ler, vão aqui

Novo livro: Abrindo Trilhos. Tecendo Redes

O Livro está pronto e ficou MAGNÍFICO! Em breve, muito em breve, indicarei local, dia e hora para a apresentação pública. É uma iniciativa conjunta do CEA/ISCTE-IUL e da Universidade Autónoma de Lisboa. Chama-se “Abrindo Trilhos Tecendo Redes. Reflexões e experiências de Desenvolvimento Local em contexto lusófono”. Fala de muitas coisas: cooperação, parcerias, desenvolvimento local; conceitos e experiências. A edição é da GERPRESS (obrigada Manuel Pedro Sousa Dias, o resultado final está magnífico e agrada a quem já o viu), o ISBN é 978-989-06094-2-6 e o Depósito Legal: 306397/10. A organização esteve a meu cargo (que coordenei), do Joaquim Ramos Pinto e do Nuno Alarcão. E conta com cerca de uma dezena de reflexões e casos, sendo o prefaciado pelo Professor Doutor Luís Moita.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Konkobai, Guiné-Bissau

Já foi editado o "Estudo socioconómico das condições de bem-estar das famílias nos sectores de Bigene e São Domingos", no âmbito do Projecto KONKOBAI (Acabar com a fome nos sectores de Bigene e São Domingos), promovido pela Parceria de Desenvolvimento - Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e Acção para o Desenvolvimento (AD) na Guiné-Bissau.
Pode parecer suspeito da minha parte, já que fui a responsável pelo Estudo e autora do livro, mas o resultado ficou muito bonito...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Azáfama...

Entre a revisão do livro (quase, quase pronto...), o inicio do 2º semestre e Cooperação Internacional, a organização da sessão na formação de La Coruña com o CEIDA (boas práticas de turismo em Área Protegida), a missão de Angola com o IMVF e a nova revista científica em preparação. Com o Bond em recuperação pelo meio.Estou quase a enlouquecer!!!! Mas estou super feliz!!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Bebé Filósofo - Sociedade Portuguesa de Pediatria

Foi hoje inaugurado o Bebé Filósofo, o blog da Sociedade Portuguesa de Pediatria que pretende ser um local privilegiado de encontro entre pais e educadores, pediatras, jornalistas, sociólogos, artistas, etc, etc… Um local de porta aberta para todos os que queiram contribuir para uma reflexão livre e profunda sobre os vários aspectos da infância. Este é um espaço de ideias… informadas, mas também inconformadas. Todos os dias há um texto novo de um autor convidado.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...