quarta-feira, 28 de dezembro de 2005

Balanço anual

Mais um ano finda e mais outro inicia. É estranha a sensação, depois de fazer uma rapidíssima incursão pelos posts aqui colocados ao longo de um ano. O tempo é de facto efémero. Tudo passa muito mais rapidamente do que algum dia imaginámos. E ter um blog ajuda a reforçar esta ideia. Escreve-se muito mais do que se julgaria possível e, quando se relê o que se escreveu, percebe-se que o ano foi muito produtivo. Nem sempre a ideia saiu da forma desejada, mas foi expressa e isso é que é importante.

Precisamente há um ano eu estava muito contente: deixava 2004 para trás, um ano de tensões e marcado pela lentidão nos processos e nas decisões, e chegava 2005, ano que me transmitia uma sonoridade alegre e de esperança na mudança. O ano veio e passou, muito rapidamente até. E agora estou, uma vez mais, em fase de balanço e com expectativas redobradas em 2006, que me soa a número de consolidação de projectos.

2005 foi um ano de transição e de definição pessoal. Nem particularmente bom para me deixar nas nuvens, nem suficientemente mau para o querer esquecer. Passou por mim e deixou ficar sinais auspiciosos e agradáveis de novos projectos, de excelentes iniciativas e de prováveis realizações. Termino 2005 e inicio 2006 de forma tranquila e com Áfricas no horizonte. Digo Áfricas por serem muito diferentes... Haverá algo melhor?

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...