domingo, 28 de novembro de 2004

Homens e mulheres...

Gosto de discutir sentimentos com os homens porque normalmente aprendo sempre qualquer coisa. Não me considero sexista nem feminista. Longe disso! Mas é verdade que os homens têm com alguma frequência concepções particulares acerca do mundo dos afectos.
No outro dia, conversava com um ex-amigo/re-amigo/só amigo (?!) - passo a explicar: foi meu amigo em tempos, mais do que amigo, pretenso companheiro, mas deixou de o ser por ironia do destino e das suas próprias acções, pouco razoáveis e de grande complexidade. Mas desde há um tempo que andamos a ver se ficamos amigos de novo, não pretensos companheiros, só amigos. Mas nem sempre a amizade entre homens e mulheres é fácil e o entendimento dos afectos e das relações é bem diferente entre nós.
Bem, falávamos de afectos e de relações - para ele, um homem e uma mulher que são amigos representam uma realidade complexa que ultrapassa com facilidade essa fronteira, transformando-os em amantes. Para mim, a amizade entre homens e mulheres é não só possível como normal e muitíssimo vantajosa para ambos, desde que não haja outras implicações. Para ele, quase tudo se resume a sensualidade, sexualidade e proximidade táctil. Para mim, estas relações resultam da possibilidade de partilhar confidências.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...