domingo, 18 de dezembro de 2011

Rádio Jovem Bissau

Rádio Jovem
Guiné-Bissau
Bissau
Tel: 00245 553 77 98/664 44 23

A Rádio Jovem é um canal de características locais, alternativo, assumindo a responsabilidade e a missão pela prestação do serviço público a Juventude Guineense. Como objectivos centrais tem, no plano interno, fazer chegar a todo o país a informação e a realidade nacional em todos os domínios, participando na mudança da mentalidade juvenil.
No Plano externo, temos a ambição de levar o mais relevante do nosso quotidiano à diáspora guineense radicada nas 4 partes do Mundo e, com a ajuda imprescindível de todos, trazer a actualidade dessas nossas comunidades aos aqui residentes.
O Bairro de Cuntum foi escolhido para receber o centro emissor, instalando-se os primeiros estúdios na casa de Joaquim, arredores da cidade de Bissau após algumas obras de adaptação.
No dia 14 de Agosto de 2005 foi ao ar a primeira emissão da Rádio Jovem, com a duração excepcional de 6 horas.
Durante o período das emissões experimentais, que durou quase quatro meses, a RJ emitia cerca de doze horas diárias divididas em dois períodos, das Oito ao meio dia e das 16 as 22 horas, com intervalos obviamente.
Em 2006 a RJ assegurou um total de 16 horas por dia. Para além da música, maioritariamente Guineense e, mais ou menos largas, a outras músicas, portuguesa, brasileira, Antilhas, latino-americana, senegalesa, da Guiné Conakry e sobre tudo dos cinco países africanos da expressão portuguesa, a emissão da RJ tem uma forte vertente informativa e espaços orientados no sentido do debate, da interactividade, da cultura e do desporto.
A Rádio Jovem mantém ao longo da sua emissão vários espaços com informação Nacional, com destaque para o “Jornal das 21h00, o grande bloco informativo.
De segunda a sexta-feira, pelas 12h00 horas, a RJ emite, o “Jornal da Tarde”, espaço informativo Juvenil que inclui reportagens, além de ser o primeiro noticiário do dia, funciona como uma antevisão do que vai ser actualidade.
Destaque ainda para a informação não-diària, constituída por vários programas ao longo da semana, de interesse variado, como debates, documentários informativos e culturais, informação desportiva, etc.
- Para colmatar alguma dessas dificuldades, a Administração da Rádio Jovem da Guiné-Bissau vem por este meio dirigir esta carta ao Departamento de Administração da TMN.
- Tem como objectivo pedir uma criação de parcerias, no sentido de solicitar à Fundação, equipamentos necessários à Rádio para o melhor desempenho das suas funcionalidades, equipamentos como:

· Gerador
· Computadores
· Impressora
· Fotocopiadora
· Scanner
· Mesa de mistura
· Microfones
· Auscultadores
· Secretarias/Cadeiras
· Gravadores para reportagens
· Emissora
- A Rádio Jovem precisa dos equipamentos mencionados para puder trabalhar cada vez melhor contribuindo assim para o desenvolvimento do país, sendo que no caso do gerador, este ser de particular importância devido à constante falta de energia eléctrica que se verifica em Bissau e ter esse equipamento à disposição é fulcral.

Com os melhores cumprimentos

Braima Darame
O Director

A escrita e os artefactos

Para quem gosta de escrever uma caneta é a extensão de si próprio e um caderno o seu reflexo. São objectos especiais e, por isso, tratados ...