sexta-feira, 24 de abril de 2009

Desafios da Cooperação Internacional para a criação de Sociedades Sustentáveis


O stand do CEA nos Dias do Desenvolvimento


Conferência proferida pelo Prof. Doutor Rogério Roque Amaro (Centro de Estudos Africanos, org) .
Mesa sobre Turismo em que eu participei com o caso do projecto U'Anan (Tombali, Guiné-Bissau), Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Marquês de Valle Flôr e Centro de Estudos Africanos (org).



Sinopse:
As sociedades sustentáveis são caracterizadas pela diversidade de modelos de organização social, pelo estabelecimento de contactos equilibrados e planeados com o ambiente e pelo reconhecimento da importância da responsabilização social e ecológica atribuída aos grupos comunitários. No seu seio são reforçados os sentimentos de pertença e de responsabilização pela harmonia social, pela estabilidade, pela preservação de espaços ambientais, pela conservação de espécies ameaçadas e pela continuidade do próprio grupo. Estes passam a ser entendidos como o resultado de uma equilibrada convivência, criando-se um clima de justiça e de equidade socioambiental, tanto no presente como no futuro, evidenciando uma clara preocupação com a sustentabilidade.
A criação de Sociedades Sustentáveis representa múltiplos desafios para os diferentes actores da Cooperação Internacional (Estado, Organizações da Sociedade Civil e Organizações Internacionais), que exigem uma adaptação das metodologias e dos instrumentos.




MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DOS "DIAS DO DESENVOLVIMENTO"

A escrita e os artefactos

Para quem gosta de escrever uma caneta é a extensão de si próprio e um caderno o seu reflexo. São objectos especiais e, por isso, tratados ...