sexta-feira, 24 de abril de 2009

Desafios da Cooperação Internacional para a criação de Sociedades Sustentáveis


O stand do CEA nos Dias do Desenvolvimento


Conferência proferida pelo Prof. Doutor Rogério Roque Amaro (Centro de Estudos Africanos, org) .
Mesa sobre Turismo em que eu participei com o caso do projecto U'Anan (Tombali, Guiné-Bissau), Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Marquês de Valle Flôr e Centro de Estudos Africanos (org).



Sinopse:
As sociedades sustentáveis são caracterizadas pela diversidade de modelos de organização social, pelo estabelecimento de contactos equilibrados e planeados com o ambiente e pelo reconhecimento da importância da responsabilização social e ecológica atribuída aos grupos comunitários. No seu seio são reforçados os sentimentos de pertença e de responsabilização pela harmonia social, pela estabilidade, pela preservação de espaços ambientais, pela conservação de espécies ameaçadas e pela continuidade do próprio grupo. Estes passam a ser entendidos como o resultado de uma equilibrada convivência, criando-se um clima de justiça e de equidade socioambiental, tanto no presente como no futuro, evidenciando uma clara preocupação com a sustentabilidade.
A criação de Sociedades Sustentáveis representa múltiplos desafios para os diferentes actores da Cooperação Internacional (Estado, Organizações da Sociedade Civil e Organizações Internacionais), que exigem uma adaptação das metodologias e dos instrumentos.




MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DOS "DIAS DO DESENVOLVIMENTO"

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...