terça-feira, 12 de junho de 2007

Seminário Internacional «Comunidades de Investigação, Aprendizagens e Intervenção»

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CABO VERDE - PRAIA, 24 a 26 de Julho
Encontros lusófonos promovidos por “NEREA Investiga” em parceria com entidades nacionais nomeadamente o Instituto Superior de Educação e o Instituto Pedagógico e a ADAD, pretendem criar espaços de aprendizagem e de intervenção entre actores locais e parceiros com vista ao desenvolvimento de projectos de cooperação ao nível institucional por actores da sociedade civil. Este programa prevê, como resultados, o desenvolvimento de projectos por parte de organismos públicos, universidades, escolas, ONG’s pretendendo levar os diferentes actores sociais a pensar e participar da solução dos problemas e do processo de desenvolvimento dos objectivos do milénio em colaboração com os respectivos Governos e Administração Local. Os conceitos da cidadania e de sociedades sustentáveis pretendem ser trabalhados neste encontro para que os respectivos participantes possam desenvolver projectos de melhoria contínua da qualidade de vida das populações com quem trabalham, por meio de compromissos sócio-ambiental, proporcionados por um programa de educação inter, multi e transdisciplinar em articulação entre a administração e sociedade civil. A partir deste encontro pretende-se que estejam criadas condições para que os participantes possam dar seguimento a parcerias através do desenvolvimento de projectos no âmbito da Educação, Ambiente e Sociedade.

Objectivos: Promover a cooperação entre actores educativos da comunidade luso-galaica capacitando-os para actuar activamente na construção da sustentabilidade local; Disponibilizar instrumentos e materiais pedagógicos que facilitem ao professor a sua tarefa de educação com relevância para o desenvolvimento da cidadania num contexto multicultural; Promover a responsabilidade sócio-ambiental tendo como referência os problemas ambientais globais e as suas interligações nos níveis regional e local; Contribuir para a formação teórico-prática e em metodologias participativas promotoras da Educação Ambiental; Promover a correlação entre os problemas diagnosticados ao nível local, regional, mundial e as Metas do Milénio das Nações Unidas, aprovadas por todos os países para serem atingidas em 2015, colocando os participantes em posição de proporem soluções; e de acompanharem, de forma activa e participativa, as iniciativas que se desenvolvam nesse âmbito; Capacitar os educadores para o exercício de suas actividades de forma a possibilitar a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio; Promover, no contexto da comunidade educativa, novas formas de governança através de metodologias participativas e de decisão democrática enquadradas pelos princípios da Agenda21 em articulação com os princípios e valores da Carta da Terra e com os objectivos e finalidades da Declaração de Tiblisi; Promover a divulgação de projectos e troca de experiências pedagógicas na área da Educação Ambiental, Cooperação e Desenvolvimento, Participação Social.

A escrita e os artefactos

Para quem gosta de escrever uma caneta é a extensão de si próprio e um caderno o seu reflexo. São objectos especiais e, por isso, tratados ...