sexta-feira, 22 de junho de 2007

Livro: "O Preço da Sombra, Sobrevivência e reprodução social entre famílias de Maputo"

"Numa época em que as imagens de Africa, outrora exóticas, dos espaços virgens e dos mistérios das savanas e das selvas profundas, foram substituídas no imaginário dos ocidentais por estereótipos de pobreza, exclusão social, corrupção, guerra e violência, este livro revela-nos outras realidades, bem mais complexas e bem mais próximas de nós. Falando de famílias que vivem na periferia de Maputo e procurando saber como vivem e de que vivem, Ana Bénard da Costa penetra no interior dos seres humanos e nas suas relações sociais. Falando de outras famílias, Ana Bénard da Costa fala-nos também das nossas famílias e de questões universais que se relacionam com afectos, interesses, reciprocidades, oportunismo, identidades, religião, economia e de como tudo isso se interrelaciona num processo complexo e pleno de contradições nesta era de mudanças rápidas e de globalização." (anabenard@netcabo.pt)

Ana Bénard da Costa é antropóloga, doutorada em Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), investigadora no Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT) e professora no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Actualmente desenvolve investigações sobre Dinâmicas de mudança social em famílias moçambicanas. Publicou entre outros os seguintes artigos: “As crenças, os nomes e as terras: dinâmicas identitárias de famílias na periferia de Maputo”. (Etnográfica. vol.VII, nº2); “Género e poder nas famílias da periferia de Maputo” (Lusotopie, Vol.12, Nº 1-2) "Urban and Rural: Circulation and Mobility in Families on the Periphery of Maputo" (Lusotopie, 13, 1). Urbanos e rurais: circulação e mobilidade nas famílias da periferia de Maputo.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...