segunda-feira, 12 de março de 2007

"Foutê bi nô cume"


E ao ver a lua não resistiu a fotografá-la. Aquela imagem fez com que se lembrasse de tempos próximos em que viveu momentos únicos tendo a possibilidade de aprender in loco o que, tantas e tantas vezes, lera exemplarmente descrito em livros. Pensava ela que conhecia África. Mas havia sempre mais qualquer coisa, muitas coisas, para ver, para aprender, para viver!
Ao observar a lua, sempre misteriosa, veio-lhe à memória as laranjas que há tão pouco tempo comera: as cascas cuidadosamente tiradas com uma catana, sendo deixada a película branca e cortado um "chapéu" no topo. Depois, ia-se bebendo o sumo. Era uma tarefa difícil, pensava, e na verdade enquanto os outros comiam 3 ela ficava-se por uma. Nunca pensara conseguir tamanha proeza sem ficar literalmente a escorrer mas, como eles lhe diziam, se os chimpanzés comem, tu também consegues. A questão é que os chimpanzés são muito mais engenhosos do que eu, pensou. E disse, fazendo-os rir.
E depois de ter regressado achava graça olhar para a lua e ver nela uma laranja guineense e com ela ouvir uma vez mais a frase "foutê bi nô cume". E sorriu a pensar que aqueles "fourê" foram para ela exemplos vivos de partilha.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...