quinta-feira, 19 de outubro de 2006

PLÁGIO!

Espanto... mais do que completo. Hoje recebi um mail a dar-me indicação que um site italiano tem textos literalmente copiados e fotografias roubadas de outros sites, de São Tomé. Copiados e roubados são os termos, simplesmente porque o autor, que eu infelizmente conheci e que diz ter cordialidade comigo (NOTA-SE...!!!), não colocou qualquer referência a autores, de texto e de fotografias, nem colocou um link para o blog de onde as roubou.

Fica a notícia: no site italiano do Latitude Zero, o dinamizador (dono?), de seu nome Flavio, colocou fotografias sem autorização dos autores e sem indicação da autoria. É roubo, é plágio e não é ético! Tenho dito e fica denunciado! As fotografias que ilustram o site italiano, com objectivos turísticos, foram registadas em contexto de caminhadas a pé, de observação, de confraternização, em que o autor do site (Flávio) não participou, não tendo pedido autorização para utilizar estas fotografias. Os autores das fotos, obtidas em momentos diferentes, são: Brígida Rocha Brito; António Ferreira de Sousa; Pedro Norton de Matos; Décio Lopes; Carlos Rosa. Pois isto não me parece coisa de bem, antes pelo contrário.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...