quinta-feira, 19 de outubro de 2006

PLÁGIO!

Espanto... mais do que completo. Hoje recebi um mail a dar-me indicação que um site italiano tem textos literalmente copiados e fotografias roubadas de outros sites, de São Tomé. Copiados e roubados são os termos, simplesmente porque o autor, que eu infelizmente conheci e que diz ter cordialidade comigo (NOTA-SE...!!!), não colocou qualquer referência a autores, de texto e de fotografias, nem colocou um link para o blog de onde as roubou.

Fica a notícia: no site italiano do Latitude Zero, o dinamizador (dono?), de seu nome Flavio, colocou fotografias sem autorização dos autores e sem indicação da autoria. É roubo, é plágio e não é ético! Tenho dito e fica denunciado! As fotografias que ilustram o site italiano, com objectivos turísticos, foram registadas em contexto de caminhadas a pé, de observação, de confraternização, em que o autor do site (Flávio) não participou, não tendo pedido autorização para utilizar estas fotografias. Os autores das fotos, obtidas em momentos diferentes, são: Brígida Rocha Brito; António Ferreira de Sousa; Pedro Norton de Matos; Décio Lopes; Carlos Rosa. Pois isto não me parece coisa de bem, antes pelo contrário.

A escrita e os artefactos

Para quem gosta de escrever uma caneta é a extensão de si próprio e um caderno o seu reflexo. São objectos especiais e, por isso, tratados ...