segunda-feira, 27 de março de 2006

Guiné Bissau: Terceira Parte

E o Norte esperava-me pelo que me pus a caminho. A estrada é maioritariamente de terra batida, "picada", estreita e acidentada, dando uma ideia muito próxima de se estar numa montanha russa.
A paisagem é bonita mas revela dureza, evidenciada pelo solo ressequido e pela vegetação intercalada, nem sempre densa. Diria mesmo muito pouco densa. As árvores com que me fui cruzando eram imensas, de tronco larguíssimo e comprido mas com pouca folhagem, encontrando-se muitos embondeiros, ali chamados de "cabaceiras", e muitos "poilão" (a ocá santomeense).
O que vi, e que mais me deslumbrou durante a viagem até ao Canchungo, foram os pássaros, que sobrevoavam o ar, mesmo à frente do carro. Nós quase chocávamos com eles que de forma espedita provocavam o condutor, pondo à prova a sua falta de paciência para com algumas coisas simples, respondendo ao esvoaçar com aceleradelas repentinas e sem razão de ser que, se não estivesse atenta, quase me projectavam para o vidro. Os pássaros eram de todas as cores e feitios. Simplesmente magníficos, deslumbrantes, elegantes, encantadores.
Gostei também de me cruzar com um grupo de macacos que atravessava de forma trapalhona a estrada precisamente no local e no momento em que eu passava. Um, o último do grupo, parou especado a olhar para o carro e eu tentei segui-lo até onde o meu campo de visão permitia. Foi uma coincidência engraçada e que interpretei como um bom sinal. Mas afinal não seria completamente...
As aldeias à beira da estrada iam-me parecendo pequenas, degradadas e muito espaçadas. A minha impressão inicial foi a de uma região particularmente desertificada, muito mais do que a imagem que eu retivera há dez anos atrás. Talvez por ter visitado outras regiões, não sei bem.
A viagem continuou, passando por Bula e Có, até chegarmos à entrada do Canchungo, cidade que eu esperava que fosse bonita, tanto pelas fotografias que já tinha visto, como pelas poucas palavras que o condutor pronunciara a respeito: "Canchungo é muito bonita. Cidade bonita do tempo dos portugueses". Mas para mim, o Canchungo revelou-se uma cidade castanha, cor de terra, árida e de cheiros intensos mas não perfumados, onde as pessoas me fixavam. Afinal eu era mesmo a única branca por ali e se a curiosidade fazia com que olhassem com atenção, registando a minha fisionomia, o meu aspecto por certo não terá sido do agrado da maioria já que os olhares eram sérios e as minhas tentativas de sorrir estiveram longe de ser correspondidas.
(continua)

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...