segunda-feira, 7 de novembro de 2005

"Estórias" reais

1. Preocupada em saber se os alunos tinham sido avisados da minha impossibilidade de ir às aulas por estar doente, ao chegar, perguntei:

- Na semana passada avisaram-vos que eu não vinha?

Um aluno que estava a ver-me pela primeira vez no ano respondeu com um ar sério

- Não, não avisaram

E perante o meu ar de estranheza porque me tinham dado indicação que estavam todos avisados, prosseguiu:

- Quero dizer, quando cheguei aqui, estava um papel na porta com essa indicação

- OK, então avisaram-vos...

- Pois, avisaram, mas a mim não...

Hum... pensei... o que seria suposto? Um telefonema personalizado para casa de cada um no domingo à noite, atendendo que, à 2ª, a aula é a primeira da manhã?

2. Já ouvi falar muito de poligamia e, na verdade, há muita gente que a defende e muita mais que a pratique. Mas esta definição ultrapassou as minhas expectativas...

- Há famílias monogâmicas e famílias poligâmicas...

- Poligâmicas? Ah, já sei, com mais do que um gâmeta!

Esta sou franca que me passou ao lado... o que será um gâmeta, pergunto eu??? Aceitam-se apostas...

3. Sobre famílias urbanas, rurais e diferentes tipologias de agrupamento familiar:

- Temos, por exemplo, as famílias alargadas e temos as famílias...?!

- Reduzidas? Pequenas?

Hum... e as nucleares? (não são as bombas...)

4. A racionalidade pode conduzir-nos a uma complexidade infinita, ou como bem transformar a simplicidade na confusão...

- Perante uma cultura dominante, podem surgir, e normalmente surgem, subculturas. Relacionem-nas com os grupos e subgrupos que temos vindo a analisar. Há ainda  as contraculturas.

Todos dão ar de grande entendimento, a exemplificação é imediata acompanhada de debate, até que alguém pergunta:

- A cultura dominante pode ser uma contracultura de uma subcultura, não pode?

 

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...