segunda-feira, 13 de junho de 2005

"Um arquipélago em busca de uma rota" na ÚNICA do EXPRESSO

Na Revista “Única” do Expresso desta semana, o tema de capa é dedicado aos 30 anos de independência e às mudanças operadas “Três Décadas Depois”, sendo passados em revista todos os países. Todos os artigos são de qualidade, despertando interesse, desde os assinados pelos jornalistas como pelo actual Secretário de Estado da Cooperação, João Cravinho, e as fotografias que os compõem de uma beleza sem fim. Para quem se interessa pelas temáticas africanas são incontornáveis e a arquivar para mais tarde reler.

De actualidade, e com interesse particular, o dedicado a STP, assinado pela jornalista santomense na BBC radicada em Londres, Maria Conceição Lima , denominado “Um arquipélago em busca de uma rota” – título excelentemente encontrado, não podia ser melhor... – dando grande destaque ao dossier petróleo. Dadas as minhas principais preocupações, fiquei com pena (muitíssima) de não conter mais referências ao turismo e ao ambiente (sobretudo quando decorreu um seminário há tão pouco tempo e quando eu própria lhe dei uma entrevista a pedido). Mas compreendo que a reportagem não pudesse abranger tudo. Bem, parabéns à Conceição, porque a problemática da exploração petrolífera tem de facto mobilizado “tutti quanti”...!

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...