quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Tartarugas - I

Quero escrever sobre tartarugas, pensei num final de tarde.
Gostava de começar a escrever sobre temas que não eram os da minha formação porque era uma responsabilidade acrescida - tinha de pesquisar, ler, estudar para poder escrever um texto compreensível, que fizesse sentido e, sobretudo, que fosse correcto do ponto de vista científico.
Desta vez o tema de eleição foram as tartarugas - conheci-as mais de perto em São Tomé e fui seduzida pela espécie. Já tinha ficado sensibilizada numa das viagens que fiz às ilhas gregas - Zakynthos era uma das zonas de passagem, desova e nidificação. Mas foi em África que as vi, lhes toquei e ajudei um grupo de 40 a seguirem o seu atribulado e incerto percurso, mar fora, até um dia, cerca de 30 anos mais tarde regressarem ao mesmo local para desovar.
O encantamento leva ao enamoramento, dizem alguns. Não sei se partilho sempre desta máxima, mas neste caso foi mesmo verdade. Encantei-me e apaixonei-me por este ser tão engraçado que, em estado adulto, até consegue morder em tubarões, para os afastar.
Falarei delas mais tarde.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...