domingo, 28 de novembro de 2004

Palavras simples ao Homem que...

quiser conquistar o coração de uma mulher...
Considerações a propósito das imparáveis tentativas de um amigo em encontrar relação afectiva estável, sincera e satisfatória.

1. Não confundas as mulheres e as relações. Uma coisa é a sedução para uma noite ardente e inesquecível, vulgo "engate"; outra coisa é a conquista para algum tempo sem comprometimentos, vulgo "relação a prazo e com fim anunciado" ou "caso"; outra ainda é o enamoramento. Tens de saber distinguir as protagonistas das três situações sob pena de, confundindo-as, as ofenderes e azedares os humores, perdendo oportunidades.
2. O enamoramento requer tempo, preserverança e dedicação, pelo que, quando acontece, raramente resulta em equívoco ou relação-engano, ao contrário do que sucede com as outras situações.
3. Não corras atrás de 30 mulheres, nem tentes seduzir várias como garantia de maior sucesso, pensando que umas não saberão das outras. Não menosprezes os canais de informação femininos e muito menos a intuição. Se aquela em quem despertas interesse, e em relação à qual sentes desejo, souber ou desconfiar, perderá a confiança que depositou ou quis depositar em ti.
4. A perda de confiança de uma mulher num homem requer por parte deste o dobro do esforço na reconquista, o que não é compensatório. O tempo dispendido com desculpas e justificações pode ser utilizado afectivamente de forma mais produtiva e rentável.
5. Evita magoar os sentimentos da mulher por quem sentes afeição. Se isso acontecer e ela também tiver sentimentos em relação a ti, sentir-se-á confusa, terá dúvidas infinitas e o medo de se envolver contigo será maior do que o desejo que lhe despertas. Poder-te-á perdoar um dia mas terás de lhe provar que ela é a verdadeira, o que requer, no geral, grande complexidade. Não deixes dúvidas dos sentimentos que tens à mulher que amas.
6. Tenta ter um comportamento recto, transparente, sê verdadeiro e honesto.
7. Não forces, logo de início, o envolvimento sexual se tiveres interesse sincero numa mulher porque para ela é fundamental outros sentimentos tais como a amizade, a confiança, a cumplicidade, a intimidade. Só na sequência surge o desejo e o sexo.
8. Faz rir a mulher que desejas, cria empatia e fomenta um ambiente ligeiro, faz com que ela deseje a tua companhia e sinta a tua falta nas mais diversas situações.
9. Nunca dês a entender a uma mulher que na tua vida existem outras mulheres e que divides os sentimentos que tens por ela com outras. A mulher que quiseres e desejares deve sentir que para ti é a única.
10. Uma mulher não é um recurso na ausência de outras possibilidades melhores. Ela é a tua escolha e deve sentir-se como tal.

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...