domingo, 19 de setembro de 2004

"Terminal de Aeroporto"

Filme absolutamente inspirador, desencadeador dos melhores e dos piores sentimentos. Um homem bom que se vê enredado numa situação da qual um homem mau não o deixa sair, arquitectando uma série de artimanhas para ver se ele cai pelo menos numa armadilha. Um grupo de "inicialmente desconfiados" que são, no decorrer do filme, uma revelação mais do que positiva - melhor seria impossível - de amizade. Uma mulher linda mas afectivamente instável e com uma imensa propensão para o abismo, ainda por cima reconhecida.
Um filme que fala de amizade, atracção, amor (em situações e com personagens diferentes), maldade e ambição, mas sobretudo - o que se faz por um sonho, acreditando numa promessa a cumprir. E a lição do filme: a persistência.
Situações contadas de forma sorridente mas que fazem pensar. A frase mais repetida no filme, num inglês arrussado - "1 homem e 2 mulheres... é gente a mais..."

Manual de sobrevivência em meios socialmente hostis

Presenciando cenas pela manhã bem cedo recordo uma pessoa que conheci em São Tomé e Príncipe há uma eternidade e de quem perdi o rasto há ...